O cenário global de infraestrutura de IA está passando por um crescimento robusto, porém um pouco moderado em 2025, à medida que pressões geopolíticas remodelam as estratégias de implantação em diferentes regiões.
A TrendForce relata que os principais provedores norte-americanos de serviços em nuvem (CSPs) continuam sendo os principais motores do crescimento do mercado de servidores de IA. A demanda constante também é reforçada por data centers de segundo nível e projetos de nuvem soberana no Oriente Médio e na Europa. Com a demanda sustentada de CSPs norte-americanos e clientes OEM, os embarques globais de servidores de IA devem manter um crescimento de dois dígitos em 2025. No entanto, tensões geopolíticas e restrições de exportação dos EUA que afetam o mercado chinês levaram a TrendForce a revisar levemente sua previsão, projetando um aumento anual de 24,3% nos embarques globais de servidores de IA para o ano.
O Google registrou um aumento notável na demanda por servidores, impulsionado por iniciativas de nuvem soberana e pela conclusão de novos data centers no Sudeste Asiático. "O Google iniciou a implantação em massa de seus chips TPU v6e, focados em inferência de IA, que se tornaram predominantes no primeiro semestre de 2025", segundo o relatório.
A Amazon Web Services (AWS) está focada em ampliar sua plataforma Trainium v2 desenvolvida internamente, enquanto desenvolve várias variantes do Trainium v3, com produção em massa prevista para 2026. A AWS deve liderar todos os CSPs dos EUA em embarques de chips de IA próprios este ano, dobrando seus volumes de 2024.
"A Oracle, em comparação com as outras quatro CSPs, está mais focada na compra de servidores de IA e servidores de banco de dados em memória (IMDB). Em 2025, a Oracle planeja intensificar a implantação de infraestrutura de servidores de IA e integrar seus principais serviços de banco de dados em nuvem com aplicações de IA. Em resposta a projetos de nuvem soberana nos EUA, a empresa também registrou aumento na demanda pelas soluções GB Rack NVL72 da NVIDIA", observou a TrendForce.
O Oriente Médio está rapidamente se consolidando como um novo polo de nuvem soberana, graças em grande parte ao compromisso da região em se tornar um centro de IA. Em fevereiro, o Google Cloud fechou um acordo com a Accenture para acelerar a adoção de soluções de nuvem soberana e IA generativa na Arábia Saudita. No mesmo mês, o grupo stc se uniu à SambaNova para construir uma nuvem soberana voltada especificamente para IA no país. E em março, a Microsoft fez parceria com a Core42 para criar uma nuvem soberana para o governo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
"Além disso, muitos OEMs de servidores corporativos estão reavaliando suas estratégias de mercado para o segundo semestre de 2025 devido às recentes mudanças nas políticas tarifárias internacionais. Atualmente, a TrendForce estima que o total de embarques de servidores — incluindo servidores de uso geral e de IA — terá um crescimento anual de aproximadamente 5%, em linha com as projeções anteriores", conclui o relatório.