O Google utilizou seu espaço digital mais valioso – o Doodle da página inicial – para promover seu inovador recurso de busca Modo IA, sinalizando o compromisso da empresa com experiências de busca potencializadas por inteligência artificial.
O Doodle de 1º de julho apresenta uma sequência animada em que o logo do Google se une em um único 'G', criando brilhos multicoloridos antes de retornar à sua forma original. Ao ser clicado, o Doodle direciona os usuários para um conteúdo explicativo sobre o Modo IA e oferece a opção de experimentar o recurso diretamente.
O Modo IA representa a capacidade de busca mais sofisticada do Google até hoje, alimentado por uma versão personalizada do Gemini 2.5, o modelo de IA mais inteligente da empresa. Diferente da busca tradicional, o Modo IA consegue lidar com perguntas complexas e multipartes, além de permitir consultas de acompanhamento para explorar tópicos de forma mais aprofundada. A tecnologia utiliza uma técnica chamada 'query fan-out', que divide as perguntas em subtópicos e realiza múltiplas buscas simultaneamente, entregando resultados mais abrangentes do que as buscas convencionais.
"Pesquise o que quiser e receba respostas potencializadas por IA", diz a descrição do produto ao ser acessado pela página inicial. O recurso permite que os usuários façam perguntas usando texto, voz ou imagens, tornando-se especialmente útil para consultas complexas que antes exigiam várias buscas separadas.
A promoção ocorre em um momento em que o Google enfrenta concorrência crescente de startups de IA como OpenAI (ChatGPT), Anthropic (Claude) e Perplexity AI. Após estar disponível inicialmente apenas pela plataforma experimental Search Labs do Google, o Modo IA agora foi totalmente liberado para todos os usuários nos Estados Unidos, com a Índia sendo o primeiro mercado internacional para testes.
O CEO do Google, Sundar Pichai, destacou que o Modo IA resulta em buscas de duas a três vezes mais longas do que as buscas tradicionais do Google, chegando, em alguns casos, a serem cinco vezes mais extensas. A empresa também está desenvolvendo capacidades adicionais para o Modo IA, incluindo Deep Search para pesquisas aprofundadas, análise de dados complexos com visualização e recursos agentes que podem ajudar usuários a realizar tarefas como comprar ingressos para eventos ou fazer reservas em restaurantes.
Como parte da estratégia mais ampla de integração de IA do Google, a empresa pretende, futuramente, incorporar muitos recursos do Modo IA à experiência principal de busca, refletindo sua visão de tornar os produtos mais inteligentes, personalizados e orientados à ação.