menu
close

Chips de IA Ultra-Eficientes da Ambiq Micro Impulsionam IPO em Meio a Forte Procura do Mercado

A Ambiq Micro, sediada em Austin, apresentou pedido de admissão à NYSE a 3 de julho de 2025, reportando um aumento de 16,1% nas vendas líquidas de 2024, para 76,1 milhões de dólares, enquanto reduziu os prejuízos para 39,7 milhões de dólares. A empresa, que será cotada sob o símbolo 'AMBQ', é especializada em soluções semicondutoras de ultra-baixo consumo para IA no edge, com a sua plataforma proprietária SPOT a permitir computação eficiente em termos energéticos para dispositivos alimentados a bateria. Este IPO surge num contexto de crescente procura por chips de IA especializados, com o mercado global projetado para atingir 166,9 mil milhões de dólares em 2025.
Chips de IA Ultra-Eficientes da Ambiq Micro Impulsionam IPO em Meio a Forte Procura do Mercado

A Ambiq Micro, pioneira em tecnologia de semicondutores de ultra-baixo consumo, apresentou oficialmente o pedido para uma oferta pública inicial na Bolsa de Nova Iorque, sob o símbolo 'AMBQ', juntando-se à vaga de designers de chips focados em IA que estão a capitalizar o crescimento explosivo da indústria.

Fundada em 2010 e com sede em Austin, Texas, a Ambiq registou um aumento de 16,1% nas vendas líquidas para 76,1 milhões de dólares em 2024, ao mesmo tempo que reduziu o prejuízo líquido para 39,7 milhões de dólares, face aos 50,3 milhões do ano anterior. A empresa planeia utilizar os fundos angariados no IPO, que poderão atingir até 75 milhões de dólares segundo documentos entregues à SEC, para fins corporativos gerais, incluindo fundo de maneio, atividades de vendas e marketing e desenvolvimento de produto.

A vantagem competitiva da Ambiq reside na sua plataforma proprietária Subthreshold Power Optimized Technology (SPOT), que reduz drasticamente o consumo energético dos chips semicondutores. Esta tecnologia permite o processamento de IA no edge – diretamente nos dispositivos, em vez de centros de dados na cloud – prolongando a autonomia das baterias de dias para meses ou até anos. As soluções da empresa incluem sistemas num chip (SoCs) e software que possibilitam processamento de IA no próprio chip, computação geral, deteção, segurança e conectividade sem fios para dispositivos alimentados a bateria.

Até ao início de 2025, a Ambiq já tinha expedido mais de 270 milhões de dispositivos, sendo que mais de 40% das 42 milhões de unidades enviadas em 2024 executam algoritmos de IA. Os chips de ultra-baixo consumo da Ambiq são especialmente valiosos para wearables, dispositivos IoT e outras aplicações onde a eficiência energética é crítica, contando entre os seus clientes grandes empresas tecnológicas como a Google e a Huawei.

O IPO da Ambiq surge num momento estratégico, à medida que o mercado global de chips de IA regista um crescimento sem precedentes. Analistas do setor projetam que o mercado atinja 166,9 mil milhões de dólares em 2025, com uma taxa de crescimento anual composta superior a 20% até 2029. O segmento de IA no edge, onde a Ambiq se especializa, é particularmente promissor, prevendo-se que o mercado cresça de 20,78 mil milhões de dólares em 2024 para 66,47 mil milhões até 2030.

Apesar de enfrentar concorrência de gigantes dos semicondutores e estar exposta ao risco de concentração de clientes por depender de alguns grandes parceiros, o foco da Ambiq em chips de IA de ultra-baixo consumo posiciona-a favoravelmente no mercado em rápida expansão de soluções de computação eficiente no edge. A BofA Securities e a UBS são os principais coordenadores da oferta.

Source:

Latest News