menu
close

Supercomputador Empire AI Beta de 40 milhões de dólares impulsiona investigação em IA de interesse público em Nova Iorque

A Governadora Hochul anunciou a aprovação, pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Nova Iorque, de 40 milhões de dólares para lançar o Empire AI Beta, um supercomputador de segunda geração para a inovadora iniciativa Empire AI do estado. Este sistema, alimentado pela tecnologia NVIDIA Blackwell, será 11 vezes mais potente do que o atual sistema Alpha, permitindo que centenas de investigadores de dez instituições membros avancem na IA para o bem público. O financiamento faz parte do Orçamento para o Ano Fiscal de 2026, que garantiu 90 milhões de dólares em novos fundos de capital para a iniciativa.
Supercomputador Empire AI Beta de 40 milhões de dólares impulsiona investigação em IA de interesse público em Nova Iorque

O Estado de Nova Iorque deu um passo significativo na sua missão de liderar o desenvolvimento responsável de inteligência artificial, com um investimento importante em infraestruturas de computação. No dia 26 de junho de 2025, a Governadora Kathy Hochul anunciou que o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Nova Iorque aprovou 40 milhões de dólares para lançar o Empire AI Beta, a segunda fase do supercomputador que impulsiona a iniciativa Empire AI, líder a nível nacional.

Instalado na Universidade de Buffalo, o Empire AI Beta irá utilizar a avançada plataforma de supercomputação de IA Blackwell da NVIDIA. O novo sistema irá acelerar de forma dramática o desempenho computacional da Empire AI em relação ao atual sistema Alpha: 11 vezes mais rápido no treino de IA, 40 vezes mais rápido na inferência de IA e um aumento de 8 vezes na capacidade de armazenamento de dados. O Empire AI Beta deverá ser uma das primeiras implementações académicas do NVIDIA DGX SuperPOD com sistemas DGX GB200.

"Com o Empire AI, Nova Iorque está na vanguarda da tecnologia emergente e a garantir que o poder da IA é utilizado para o bem público e desenvolvido aqui mesmo neste grande estado", afirmou a Governadora Hochul. "O lançamento da versão Beta vai potenciar os nossos esforços para promover o desenvolvimento responsável da IA por algumas das mentes mais brilhantes das instituições de investigação, focadas no propósito e não no lucro."

O consórcio Empire AI conta agora com dez instituições membros. Os membros fundadores foram a SUNY, CUNY, Universidade de Columbia, Universidade de Cornell, Universidade de Nova Iorque, Instituto Politécnico Rensselaer e o Flatiron Institute. Recentemente, juntaram-se a Universidade de Rochester (o primeiro sistema de saúde integrado no consórcio), o Instituto de Tecnologia de Rochester e a Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai.

O Empire AI está a aproximar investigadores, organizações de interesse público e pequenas empresas para acelerar o desenvolvimento de IA centrada no interesse público. Os investigadores já estão a utilizar o sistema para realizar trabalhos inovadores, desde avanços médicos no tratamento do cancro até à criação de modelos climáticos que ajudam as comunidades a preparar-se para fenómenos meteorológicos extremos.

O financiamento de 40 milhões de dólares aprovado para o Empire AI Beta faz parte do Orçamento para o Ano Fiscal de 2026, que garantiu 90 milhões de dólares em novos fundos de capital. No total, o Empire AI conta agora com mais de 500 milhões de dólares em financiamento público e privado, incluindo até 340 milhões de dólares em fundos estatais e 25 milhões de dólares ao longo de 10 anos em financiamento operacional da SUNY. Este investimento substancial posiciona Nova Iorque como líder nacional na inovação responsável em IA, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades para a investigação, educação e crescimento económico.

Source: Ny

Latest News