menu
close

IA da Microsoft impulsiona a revolução digital da Premier League

A Premier League e a Microsoft anunciaram, a 1 de julho de 2025, uma parceria estratégica de cinco anos para transformar a forma como 1,8 mil milhões de adeptos em 189 países interagem com a liga de futebol mais vista do mundo. A Microsoft será o parceiro oficial de cloud e IA das plataformas digitais da Premier League, introduzindo uma nova ferramenta, o Premier League Companion, alimentada por IA e baseada na tecnologia Azure OpenAI. O objetivo da parceria é modernizar a infraestrutura digital da liga, potenciar o envolvimento dos adeptos e revolucionar a análise dos jogos através de capacidades avançadas de IA.
IA da Microsoft impulsiona a revolução digital da Premier League

A Premier League inglesa iniciou uma transformação tecnológica de grande escala através de uma nova parceria de cinco anos com a Microsoft, colocando a inteligência artificial no centro da experiência dos adeptos de futebol.

No centro desta colaboração está o Premier League Companion, um centro digital alimentado por IA já disponível na aplicação móvel e no site renovados da liga. Impulsionada pelo Microsoft Copilot, esta experiência altamente personalizada utiliza o Azure OpenAI para aceder a informações de mais de 30 épocas de estatísticas, 300.000 artigos e 9.000 vídeos, desbloqueando uma vasta quantidade de dados e curiosidades para os adeptos sobre os seus clubes e jogadores favoritos.

O Premier League Companion será melhorado ao longo da próxima época com funcionalidades adicionais, incluindo perguntas e respostas em texto livre na língua nativa dos adeptos, através de tradução de texto e áudio. Mais tarde na época, a IA da Microsoft será também integrada na experiência melhorada do Fantasy Premier League na aplicação e no site, oferecendo aos adeptos um assistente pessoal para ajudar a orientar as suas equipas de fantasia rumo à vitória.

A parceria posiciona a Microsoft como o fornecedor oficial de cloud e IA para as plataformas digitais da Premier League, com o objetivo de modernizar a sua infraestrutura, análises de transmissão e processos internos. Este acordo representa uma das maiores transformações tecnológicas na história da Liga, centrada em quatro áreas-chave: envolvimento dos adeptos, análise e insights dos jogos, transformação cloud e produtividade organizacional. Em conjunto, a Microsoft e a Premier League pretendem construir uma das plataformas de media, dados e IA mais avançadas e seguras do desporto mundial. A integração dos serviços Microsoft Azure AI Foundry, incluindo Azure OpenAI em Foundry Models, irá potenciar ainda mais a experiência dos jogos em direto com sobreposições de dados em tempo real e análises pós-jogo.

"Esta parceria vai ajudar-nos a envolver os adeptos de novas formas — desde conteúdos personalizados a insights em tempo real sobre os jogos", afirmou Richard Masters, CEO da Premier League, em comunicado. A Premier League inglesa é amplamente reconhecida como a organização de futebol mais prestigiada do mundo e também a mais vista, transmitindo jogos em 189 países e chegando a 900 milhões de lares a nível global, segundo a liga. "Ao tirarmos partido das nossas tecnologias de cloud e IA seguras — incluindo Azure AI Foundry Services com Azure OpenAI, Microsoft 365 Copilot e Dynamics 365 — vamos transformar a forma como o futebol é experienciado, transmitido e gerido dentro e fora de campo", acrescentou Judson Althoff, vice-presidente executivo e diretor comercial da Microsoft.

Embora os termos financeiros do acordo não tenham sido divulgados, a parceria surge após o fim de um contrato anterior com a Oracle. A época da Premier League inglesa começa a 15 de agosto, com os jogos de exibição da Premier League Summer Series a arrancarem a 26 de julho nos Estados Unidos.

Source: Reuters

Latest News