A Adobe revelou um novo e poderoso recurso baseado em inteligência artificial chamado Harmonize, que promete revolucionar a composição de fotos no Photoshop ao tornar um processo tradicionalmente complexo acessível para criadores de todos os níveis de habilidade.
O Harmonize, impulsionado pelo Firefly Image Model da Adobe, analisa de forma inteligente o contexto da imagem de fundo e ajusta automaticamente a cor, iluminação, sombras e o tom visual de qualquer elemento recém-adicionado. Isso cria uma imagem final coesa e harmoniosa com mínimo esforço, economizando horas de ajustes manuais minuciosos.
"Durante anos, mesclar de forma realista um objeto ou pessoa de uma foto em outra foi uma marca registrada de editores de fotos experientes", destaca uma reportagem do WinBuzzer. "O Harmonize busca democratizar esse processo." Quando um objeto é colocado sobre uma superfície, a ferramenta pode gerar uma sombra realista que interage corretamente com o ambiente, lidando até mesmo com materiais de origem difíceis, como fotos superexpostas ou com iluminação intensa.
Shambhavi Kadam, diretora sênior de gerenciamento de produto do Photoshop, explicou em um briefing ao TechCrunch: "Conversamos com fotógrafos, designers e criadores de conteúdo para entender quais são os pontos problemáticos em seus fluxos de trabalho e o que os desacelera. Esses novos recursos vão ajudá-los a economizar tempo, eliminar atritos e assumir algumas das tarefas demoradas em seu lugar."
Apresentado inicialmente como Project Perfect Blend no Adobe MAX em outubro de 2024, o Harmonize já está disponível em beta no Photoshop para desktop e web, e em Early Access no mobile (iOS). O recurso é especialmente valioso para designers que criam composições surreais, profissionais de marketing que desenvolvem visuais dinâmicos para campanhas ou artistas digitais que experimentam cenas lúdicas.
O Harmonize faz parte de uma atualização mais ampla que inclui outros recursos baseados em IA, como o Generative Upscale, que pode aumentar a resolução de imagens para até 8 megapixels, e uma ferramenta Remove aprimorada para remoção de objetos de forma mais limpa. A Adobe também introduziu um Gen AI Model Picker, que permite aos usuários escolher entre diferentes modelos Firefly para diversas tarefas generativas, dando aos criadores mais controle sobre seus resultados criativos.