A Alibaba Cloud, pilar tecnológico e de inteligência digital do Alibaba Group, está a expandir significativamente a sua presença no Sudeste Asiático com novos centros de dados concebidos para apoiar o ecossistema de IA em rápido crescimento na região.
A 1 de julho de 2025, a empresa inaugurou o seu terceiro centro de dados na Malásia, com planos para abrir uma segunda instalação nas Filipinas já em outubro. Estas novas infraestruturas reforçam os investimentos anteriores em países como a Tailândia, México e Coreia do Sul, anunciados no primeiro semestre de 2025, criando uma rede regional mais abrangente.
Esta expansão integra o ambicioso investimento de 53 mil milhões de dólares da Alibaba em infraestrutura de computação na nuvem e IA nos próximos três anos. Este valor, que supera o total investido pela empresa em nuvem e IA na última década, reflete a visão do CEO Eddie Wu, que considera a IA uma "oportunidade única numa geração" e a computação na nuvem como o principal motor do crescimento futuro das receitas.
A Alibaba Cloud estabeleceu ainda o seu primeiro Centro Global de Competências em IA (AIGCC) em Singapura, com o objetivo de acelerar a adoção de IA por empresas de todas as dimensões. O centro irá apoiar mais de 5.000 empresas e proporcionar competências e acesso aos modelos de IA Qwen da Alibaba a mais de 100.000 programadores.
A empresa está também a reforçar a sua oferta com produtos melhorados de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS). A sua instância Enterprise Elastic Compute Service de 9.ª geração, baseada em Intel e que oferece uma eficiência computacional 20% superior face às versões anteriores, estará disponível em mais mercados globais já a partir de julho.
Embora a Alibaba Cloud seja líder de mercado na China, enfrenta forte concorrência no Sudeste Asiático por parte de gigantes tecnológicas ocidentais. Segundo a Synergy Research Group, a Alibaba Cloud detinha cerca de 4% do mercado global de cloud pública no quarto trimestre de 2024, atrás da Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud. No entanto, o Sudeste Asiático representa um campo estratégico onde a Alibaba vê grande potencial de crescimento, à medida que a economia digital da região continua a expandir-se.