A Google deu um passo importante para tornar o seu assistente Gemini AI mais prático e útil, ao expandir as capacidades de integração de aplicações do Gemini Live em todo o seu ecossistema.
Anunciado inicialmente na Google I/O 2025, em maio, e com início do lançamento no final de junho, o Gemini Live permite agora aos utilizadores interagir com várias aplicações Google durante as conversas. A integração suporta atualmente o Google Maps, Calendário, Tarefas e Keep, com a Google a prometer mais ligações em breve.
Esta nova funcionalidade transforma o Gemini Live de uma IA conversacional genérica para um assistente orientado para a ação. Os utilizadores podem agora realizar tarefas do dia a dia através de conversas naturais. Por exemplo, ao planear uma saída com amigos, podem discutir detalhes com o Gemini Live, que criará instantaneamente um evento no Google Calendário. Da mesma forma, ao procurar recomendações de restaurantes, o Gemini pode apresentar as informações mais recentes diretamente do Google Maps.
O que torna estas integrações especialmente poderosas é a sua natureza multimodal. Para além dos comandos de voz, os utilizadores podem tirar partido das funcionalidades de câmara e partilha de ecrã do Gemini Live — disponíveis para todos os utilizadores Android e iOS desde maio — para realizar tarefas. Por exemplo, podem apontar a câmara para um cartaz com detalhes de um evento ou para uma lista de compras em papel, e o Gemini criará eventos no calendário ou adicionará itens às notas do Keep, conforme necessário.
Quando estas integrações são ativadas durante uma conversa, surge um ícone da aplicação relevante na parte inferior do ecrã, fornecendo feedback visual como "Nota criada" e uma opção para desfazer a ação. Este design garante que os utilizadores mantêm consciência e controlo sobre as ações do Gemini.
O lançamento faz parte da estratégia mais ampla da Google para posicionar o Gemini como "o assistente de IA mais pessoal, proativo e poderoso do planeta", segundo a Dra. Megan Jones Bell, que detalhou estas atualizações num artigo publicado a 7 de julho. A empresa pretende claramente integrar o Gemini de forma mais profunda no quotidiano digital dos utilizadores.
Para experimentar estas novas capacidades, basta pedir ao Gemini Live algo como "Podes adicionar itens à minha lista de compras do Google Keep?". No entanto, como acontece com a maioria dos lançamentos da Google, a funcionalidade está a ser disponibilizada de forma gradual, pelo que alguns utilizadores poderão ter de esperar um pouco mais para aceder a todas as funcionalidades.
Estas integrações complementam outras novidades recentes do Gemini, incluindo a introdução do Imagen 4 para melhor geração de imagens, Veo 3 para criação de vídeo com suporte nativo de áudio e capacidades de Deep Research melhoradas, que agora podem incorporar documentos privados dos utilizadores juntamente com informações públicas.