A Manus, a plataforma autónoma de agentes de IA que ganhou destaque com o seu lançamento em março de 2025, apresentou a sua atualização mais significativa até à data com o lançamento do 'Wide Research' – uma abordagem revolucionária à investigação e processamento de dados potenciados por IA.
Enquanto concorrentes como a OpenAI, Google e xAI têm apostado em capacidades de 'Deep Research', que utilizam um único agente de IA para realizar análises extensas e sequenciais, a Manus optou por uma abordagem fundamentalmente diferente. O Wide Research permite aos utilizadores lançar enxames de mais de 100 agentes de IA em simultâneo, cada um a trabalhar em diferentes aspetos de uma tarefa complexa.
O que distingue o Wide Research é a sua arquitetura. Ao contrário dos sistemas multiagente tradicionais, com funções especializadas pré-definidas, cada subagente no Wide Research é uma instância Manus totalmente funcional e generalista, a operar de forma independente na sua própria máquina virtual. Esta flexibilidade permite ao sistema adaptar-se a diversos domínios sem estar limitado por formatos rígidos.
Numa demonstração conduzida pelo cofundador e Chief Scientist da Manus, Yichao 'Peak' Ji, o sistema comparou 100 modelos diferentes de sapatilhas ao lançar instantaneamente 100 subagentes em paralelo – cada um a analisar o design, preço e disponibilidade de um par. O resultado foi uma matriz ordenável, entregue em formato de folha de cálculo e página web, em apenas alguns minutos. Noutra demonstração, foram gerados 50 designs únicos de cartazes em simultâneo, devolvidos como um ficheiro ZIP descarregável.
“O Wide Research representa um marco na nossa exploração das leis de escalabilidade dos agentes de IA, mas é apenas o início”, afirmou a Manus no seu anúncio. A infraestrutura por detrás desta funcionalidade faz parte da visão mais ampla da empresa de democratizar o acesso ao poder de computação na cloud através de interações em linguagem natural.
A funcionalidade está atualmente disponível para utilizadores do plano Manus Pro ($199/mês) e será gradualmente disponibilizada aos níveis Plus ($39/mês) e Basic ($19/mês). Embora a tecnologia revele um enorme potencial para aplicações em áreas como finanças, academia, investigação jurídica e criatividade, a Manus reconhece que o Wide Research ainda é experimental, apresentando algumas limitações na sua implementação atual.