A aquisição da WNS pela Capgemini representa uma consolidação significativa no mercado em rápida evolução da consultoria em IA, numa altura em que as grandes empresas tecnológicas optam cada vez mais por aquisições estratégicas em detrimento do desenvolvimento interno para expandir as suas capacidades nesta área.
O acordo, no valor de 3,3 mil milhões de dólares e totalmente em numerário, irá combinar a abordagem orientada para a consultoria e a experiência tecnológica da Capgemini com o profundo conhecimento setorial e as soluções de IA específicas da WNS. A WNS conta com mais de 64.500 profissionais distribuídos por 64 centros de entrega em todo o mundo e serve mais de 600 clientes, incluindo grandes marcas como a United Airlines, Aviva e Coca-Cola.
"As empresas estão a adotar rapidamente a IA Generativa e a IA Agente para transformar as suas operações de ponta a ponta. Os Serviços de Processos de Negócio serão a montra para a IA Agente", afirmou Aiman Ezzat, CEO da Capgemini. A aquisição proporciona à Capgemini a escala e a especialização setorial necessárias para aproveitar a oportunidade estratégica emergente criada pela transição dos serviços tradicionais de processos de negócio para operações inteligentes potenciadas por IA.
A WNS tem demonstrado um sólido desempenho financeiro, com um crescimento de receitas em moeda constante de cerca de 9% nos últimos três anos, atingindo 1,27 mil milhões de dólares no exercício de 2025, com uma margem operacional de 18,7%. A entidade combinada deverá gerar receitas anuais de 23,3 mil milhões de euros, com uma margem operacional melhorada de 13,6%.
Espera-se que o acordo tenha um impacto imediato no crescimento das receitas e na margem operacional da Capgemini, com o lucro normalizado por ação a aumentar 4% em 2026 e 7% em 2027 após sinergias. As sinergias anuais de receitas estão estimadas entre 100 e 140 milhões de euros, com poupanças de custos de 50 a 70 milhões de euros até ao final de 2027.
Esta aquisição reflete a tendência mais ampla de consolidação no mercado da consultoria em IA, que deverá crescer a uma taxa anual composta superior a 21% até 2034. À medida que as empresas procuram cada vez mais parceiros estratégicos para apoiar as suas iniciativas de transformação impulsionadas por IA, as empresas de consultoria tecnológica aceleram a construção de capacidades abrangentes através de aquisições estratégicas, em vez de um crescimento orgânico mais lento.